Instituto John Deere e parceiros lançam Pedra Fundamental do Memorial da Evolução Agrícola de Horizontina

A tarde desta quarta-feira, 25 de setembro, entra para história de Horizontina e da evolução agrícola do Brasil a partir do lançamento da pedra fundamental do Memorial da Evolução Agrícola, um espaço de cultura, história, lazer e esportes.

O memorial foi lançado pela iniciativa do Instituto John Deere e Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial da Cultura através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, com patrocínio da John Deere, do Grupo SLC e apoio da Fahor – Faculdade de Horizontina.

“A mecanização da agricultura brasileira e o surgimento do plantio da soja no Brasil, hoje pilares fundamentais da economia nacional, tiveram origem em Horizontina e na região. O objetivo deste memorial não é apenas em benefício da comunidade local, mas que sirva de exemplo e referência histórica para todos aqueles que querem conhecer mais sobre o agro brasileiro” destacou Paulo Renato Herrmann, presidente da John Deere Brasil.

O memorial será construído na área onde funcionaram as primeiras instalações da SLC/John Deere na cidade, com mais de 5 hectares, na região central do município. Uma das principais atrações na ampla estrutura que estará abrigada neste espaço será o memorial com exposição de máquinas e tecnologias que contam a história da modernização agrícola brasileira – da transformação do arado de aço, passando para os equipamentos conectados de hoje até a projeção do futuro da agricultura. “O memorial terá um papel importante também na esfera educacional, pois alunos de escolas e faculdades da região poderão ver os conteúdos das aulas de história, geografia e agronomia, na prática”, explicou Edilson Proença, presidente do Instituto John Deere.

No parque estarão instalados playgrounds, quadras poliesportivas, academias ao ar livre, restaurante, pista de skate, bicicross e caminhada. Proença ainda destaca que o espaço contempla um pavilhão de shows, apresentações e outras atividades de cunho cultural, além de salas para as oficinas de música, ballet, teatro e robótica, com aulas no contra-turno escolar de segunda a sexta-feira manhã e tarde.

O Prefeito Municipal de Horizontina agradeceu em nome da comunidade o anúncio dos investimentos, e falou dos esforços de sua administração visando fortalecer os empreendimentos urbanos e rurais, nas áreas da indústria, comércio e agricultura. Antônio Lajús citou a parceria público privada entre Estado, Prefeitura e John Deere que está executando as obras do contorno viário asfáltico, indispensável para o crescimento dos negócios na indústria de máquinas e equipamentos agrícolas.

Também anunciou investimentos de R$ 4 milhões na aquisição de máquinas rodoviárias visando melhorar o escoamento da produção agrícola diária do município na produção de suínos, leite e grãos. O mandatário garantiu ainda obras de mobilidade urbana na área da pavimentação asfáltica através de um programa que começa a ser executado ainda no último trimestre e a legalização de três distritos industriais. “Para termos dinheiro para investir na saúde, educação, infraestrutura, segurança e outras políticas sociais, é preciso que o recurso seja gerado em algum lugar. Não cai do céu, não vem por bondade do governo superior. Horizontina precisa produzir hoje para poder gastar amanhã, completou.

CONCLUSÃO DAS OBRAS

O lançamento da pedra fundamental marca o início das obras do memorial. A previsão de conclusão segundo Edilson Proença é para novembro de 2022. O projeto após finalizado, será doado para uma associação formada pelo Insituto John Deere, SLC, Fahor, comunidade e governo municipal, que terão a responsabilidade de executar, manter e desenvolver ações culturais, esportivas, educativas, bem como coordenar as visitações e o desenvolvimento do memorial.

PRONUNCIAMENTOS

Na solenidade de lançamento da pedra fundamental do Memorial falaram o Presidente da John Deere Brasil Paulo Renato Herrmann, o Diretor da Faculdade Horizontina Sedelmo Desbessel, o vice-presidente do Grupo SLC Jorge Luís Silva Logemann, o prefeito Antônio Lajús e o Chairman & CEO da Deere & Company, Sam Allen, que teve sua fala traduzida de forma consecutiva, pelo diretor da fábrica da John Deere de Horizontina Gladimir Ames.

Uma placa foi descerrada como marco inicial da obra por Sam Allen, Paulo Herrmann, Antônio Otacílio Lajús, Jorge Luis Logemann e Sedelmo Desbessel.


Fonte: https://portalfc.com/2019/09/25/instituto-john-deere-e-parceiros-lancam-pedra-fundamental-do-memorial-da-evolucao-agricola-de-horizontina/